Visita Pastoral na Vigararia de Oeiras


O Senhor Patriarca, D. Rui Valério, decidiu iniciar um novo ciclo de visitas pastorais na diocese a partir de um novo modelo de visitas.
A Vigararia de Oeiras será a primeira a receber a Visita Pastoral do Senhor Patriarca, e seus bispos auxiliares, de 16 de Novembro a 1 de Fevereiro de 2026.
Consciente de que no horizonte da transformação sinodal e missionária da pastoral a que a Igreja tem sido convocada, as Visitas Pastorais podem constituir-se como um importante instrumento de mobilização e impulso a vários horizontes: o do discernimento sobre as comunidades que somos e os desafios que urgem quanto aos modos de comunhão, participação e missão; o do anúncio evangelizador efetivo à comunidade humana envolvente; o da renovação dos processos de escuta e acompanhamento a quem se encontra em diferentes estádios de relação com a Igreja; o da cooperação com instituições locais em favor de preocupações comuns.
São assim apontados os seguintes critérios para as Visitas Pastorais:
Transparência e Verdade - Que estas Visitas Pastorais possam fazer emergir a realidade de cada comunidade, de modo a crescer a partir da realidade.
Animar e Confirmar na Fé - Que seja um tempo de encontro com as comunidades e os seus pastores, que proporcione uma confirmação e animação da fé e um maior dinamismo missionário nas comunidades.
Missionária - Que seja uma boa oportunidade de evangelização, de mobilizar toda a comunidade para ir ao encontro das periferias de cada realidade eclesial e que seja gerador de novas respostas de primeiro anúncio da fé.
Conversão Missionária da Pastoral - Que estas Visitas Pastorais possam ajudar a repensar e restruturar a vida pastoral da Diocese, nas suas várias zonas pastorais (Lisboa, Termo e Oeste) em ordem a uma Pastoral mais missionária.
Proximidade e Acompanhamento - Pede-se que o Patriarca de Lisboa e os Bispos Auxiliares passem por todas as paróquias com tempo, de modo que possam escutar com calma e profundidade a realidade. Que seja um tempo de conhecer, escutar e acompanhar os padres, diáconos e os fiéis leigos que servem as paróquias e as vigararia.
Sinodal e Geradora de Comunidade - Que o caminho de preparação e a Visita Pastoral possa trabalhar os laços comunitários ao nível paroquia, unidade pastoral, vicarial, com o mundo do trabalho, as instituições civis, outras comunidades cristãs e outras religiões. Pede-se não seja apenas eventos, mas que seja um processo que gere transformação evangélica da realidade.
Uma vez que o sucesso das visitas pastorais está estreitamente relacionado com a forma com as mesmas são preparadas, sugere-se que esta preparação seja uma ocasião para as comunidades estabelecerem redes, trabalhem em conjunto, discernirem comunitariamente, aprofundarem a formação, viverem em oração e partirem em missão.
Inscrições: https://idfc.patriarcado-lisboa.pt/cursos/38norte9oeste/