Casais em Crise
«Na história de cada casamento, pode acontecer momentos em que a comunhão conjugal diminui, e os esposos encontram-se em períodos, por vezes longos, de sofrimento, cansaço e incompreensão, passando por verdadeiras “crises” conjugais. Fazem parte da história das famílias: são fases que, se superadas, podem ajudar o casal a “ser feliz de maneira nova, a partir das possibilidades que abre uma nova etapa”, maturando ainda mais “o vinho da união”.
Todavia, para evitar que a situação de crise se agrave ao ponto de se tornar irrecuperável, é aconselhável que a paróquia ou a comunidade disponham de um serviço pastoral de acompanhamento de casais em crise, ao qual possam recorrer aqueles que perceberem que estão nesta situação particular; revela-se “particularmente urgente um ministério dedicado àqueles cuja relação matrimonial se rompeu”.
A prevenção das rupturas é hoje um fator decisivo para evitar separações, que podem deteriorar e danificar irremediavelmente o vínculo.» (In Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial, n.87)
Para mais informações entre em contacto diretamente com o cartório paroquial.