Crisma
O Crisma, ou Confirmação, é o sacramento pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo de forma plena, fortalecendo-nos na fé e capacitando-nos para sermos testemunhas vivas de Cristo no mundo. É o sacramento da maturidade cristã, onde os crismandos confirmam o compromisso assumido pelos seus pais e padrinhos no Batismo, e são chamados a viver de maneira mais profunda o seguimento de Jesus.
No Sacramento da Confirmação recebemos o Espírito Santo que nos assiste no percurso da fé. É Ele que nos permite encontrar Jesus aqui e agora e, graças a Ele, conhecer o verdadeiro rosto de Deus Pai. O Espírito Santo, primeiro dom de Jesus aos crentes, é aquele que nos permite também ler e compreender as páginas da Bíblia, participar na oração com encanto, que nos faz com que os sacramentos sejam sinais eficazes, não só simbólicos, e de sermos assim incorporados a Cristo no Batismo, de sermos perdoados, de recebermos o Seu corpo na Eucaristia.
Jesus falou com frequência do Espírito Santo na sua pregação aos apóstolos. E foi o Espírito Santo que eles receberam de Jesus ressuscitado quando lhes apareceu na tarde do dia de Páscoa fazendo deles testemunhas apaixonados e proclamadores da Palavra e incendiários do amor.
O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica refere que o Espírito Santo traz consigo os dons (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus) e os frutos (amor, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benevolência, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade).
A efusão do Espírito Santo que acontece durante o sacramento da Confirmação, se acolhida com fé, ajuda-nos na conversão.
O processo de preparação para o Crisma envolve um percurso de catequese que abrange diversos temas da fé cristã, ensinando sobre o Espírito Santo e o compromisso cristão. Esta formação é fundamental para que os jovens e adultos compreendam a importância deste sacramento na sua vida espiritual e no seu compromisso com a Igreja.
Para mais informações sobre o Crisma ou para proceder à inscrição, convidamos a visitar a nossa secção de Contatos ou a entrar em contacto diretamente com o cartório paroquial.