História da Paróquia
Em 1943 o território de Laveiras-Caxias, e localidades adjacentes, até então dependentes da Paróquia de Oeiras, e posteriormente da nova Paróquia do Senhor Jesus dos Navegantes de Paço de Arcos, foi constituído como Vicariato. Aqui a Irmandade de Nossa Senhora das Dores, o Centro Infantil de Nossa Senhora das Dores, gerido pela Congregação das Escravas da Eucaristia e da Mãe de Deus, a Conferência de São Vicente de Paulo, asseguravam a pastoral litúrgica, catequética e socio-caritativa.
A partir de 1960, o Pe. João Maria Legault, da Ordem dos Dominicanos, canadiano de nascimento mas português por opção e assimilação, passou a intervir decisivamente em todas as iniciativas do Vicariato, para onde foi nomeado definitivamente em 1967. As obras pastorais e de apoio socio-caritativo desenvolvidas levaram o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, por decreto de 18 de Junho de 1979, a criar a nova Paróquia de Laveiras-Caxias, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, e a nomear o Pe. João Legault como pároco.
O território desta Paróquia, desanexada do de Paço de Arcos, passou a compreender as localidades de Lagoal, Caxias, Alto do Lagoal, Gibalta, Laveiras, Murganhal e Pedreiras.