Terço na Pedreira italiana e Procissão de velas


A Pedreira italiana acolheu, uma vez mais, a recitação do Terço e a Procissão de velas no passado dia 13 de Maio, às 21h.
A Direção da AMPI generosamente preparou o campo de futebol para o evento, que contou com a participação de mais de uma centena de fiéis. A Presidente da União de Freguesias, Dra. Madalena Castro, fez-se representar pela vereadora Dra. Sofia Almeida.
As meditações foram elaboradas pela Catequese, os cânticos estiveram a cargo do Coro da Cartuxa e a liturgia dos Acólitos. Os Escuteiros também participaram e auxiliaram na procissão.
Na introdução à celebração o Pe. José Carlos referiu: «Hoje, dia 13 de maio, é o dia em que celebramos a primeira aparição da Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima, três crianças simples, que se deixaram ser instrumentos de Deus num mundo e num tempo que precisava, tal como hoje, de paz.
Este deixar-se ser instrumento não foi um percurso fácil ou sinuoso. Foi um caminho muitas vezes tortuoso e que daria medo a qualquer adulto - quanto mais a crianças de 10, 9 e 7 anos.
No entanto, rezemos unidos a esta Senhora radiosa que “os pastorinhos descreveram com a aparência de 18 anos, rodeada de claridade fulgurante”, e cujo “vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo”. “O rosto”, disseram ainda, era “sobrenatural e divino, estava sereno e grave com uma sombra de tristeza.“
Façamos com Ela, sentindo o seu coração, no percurso do seu Filho Jesus para os mistérios deste dia 13 de maio, os mistérios dolorosos. Unamo-nos à sua dor, unamo-nos às dores do mundo.»
No final, ao chegarmos à igreja de Nossa Senhora das Dores, não faltaram as pétalas de flores a homenagear Nossa Senhora e a Consagração cantada.