IV Dia da Visita Pastoral
09 de janeiro de 2026
Este é o quarto dia da Visita Pastoral à nossa freguesia que começou na Creche e Jardim de Infância de Nossa Senhora do Acolhimento, Obra Social Madre Maria Clara, missão das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, aqui em Caxias, destinada a crianças, da creche e jardim de Infância.
A vida consagrada na vigararia de Oeiras é uma realidade extraordinária e Caxias, esse terreno onde a semente floresce, o Senhor chama e os nosso jovens dizem sim, para além de várias vocações presbiterais, lembro o Pe. Bartolomeu Teixeira da Mota, o Padre David Pernas, o Pe. Miguel Cabral, deu à Igreja outras tantas vocações religiosas, algumas delas de vida monástica e contemplativa.
Quem são, então, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição?
Uma Congregação Religiosa que procura encontrar-se com o Senhor na oração pessoal e comunitária, e na escuta atenta da sua Palavra, em todas as situações da sua vida. Abertas ao ensino, as religiosas franciascanas hospitaleiras marcam a freguesia de Caxias com o dom da sua entrega a Jesus no acolhimento a crianças particularmente necessitadas. Foi na Obra Social Madre Maria Clara que o senhor Bispo, D. Rui Gouveia, passou praticamente a sua tarde. E que obra tão grande...!
Antes da Santa Missa, houve ainda um encontro com os visitadores do Hospital Prisional, num momento simples mas cheio de significado, pela entrega discreta e fiel de quem leva presença, escuta e esperança onde mais se precisa.
Celebrou a Santa Missa às 19:00 como tem acontecido ao longo da semana e jantou com o Conselho Pastoral e Económico da Paróquia Laveiras - Caxias, num ambiente informal mas cheio de significado até porque o tema central foi a apresentação da síntese dos trabalhos preparatórios que mobilizou tão empenhadamente a nossa comunidade.
A noite terminou com a Vigília de Oração dos Jovens de Taizé. Que beleza!!! As velas, os cânticos, as preces, é extraordinário o cuidado dos nossos jovens na preparação do encontro.
Amanhã é o quinto dia. O senhor Bispo vai percorrendo os dias deixando a sua paternidade, o enlevo da sua presença, as suas preciosas palavras, a missão, o anúncio, sempre o anuncio, do Senhor Jesus, o qual fomos convidados a nunca esquecer. “Ide ao encontro dos que precisam de vós”!