Reconciliação
O Batismo enxerta-nos em Cristo e liberta-nos do pecado original, tornando-nos capazes de amar. Mas continuamos a experimentar as trevas e o pecado na nossa vida. Por isso, a Igreja oferece aos batizados a possibilidade de se reconciliarem com Deus, de voltar à comunhão com Ele, de retomar o caminho pedindo perdão.
A Igreja recebeu diretamente de Cristo a missão de dar o perdão, de administrar a remissão dos pecados. Nos primeiros séculos, a confissão dos pecados era pública, feita à frente de toda a comunidade, coisa que podia criar algum embaraço; graças a Deus, para nós hoje a comunidade é representada pelo confessor.
A Reconciliação, também chamada de Confissão, é o sacramento do perdão e da misericórdia de Deus. Através deste sacramento, somos convidados a arrepender-nos dos nossos pecados e a receber o perdão de Deus, renovando assim a nossa amizade com Ele e com a comunidade. É uma oportunidade de reconciliação e de renovação espiritual, permitindo-nos recomeçar com um coração limpo e disposto a viver na graça de Deus.
O sacramento da Reconciliação, para ser eficaz, segue uma dinâmica própria, com o fim de uma verdadeira conversão: exame de consciência à luz da Palavra de Deus, arrependimento de ter estragado a relação de amor com Deus e os irmãos, a contrição que nos leva ao desejo de superar o pecado, a confissão dos nossos pecados a um sacerdote, a absolvição em nome de Deus e o cumprimento da penitência.
Para mais informações sobre a Reconciliação, convidamos a visitar a nossa secção de Contatos ou a entrar em contacto diretamente com o cartório paroquial.