Unção dos Enfermos
A doença é uma dimensão bem presente na vida humana. Jesus, para além de pregar, também curou muitos doentes. E ao morrer na Cruz, salva a humanidade, redime-a e dá ao sofrimento um novo horizonte de esperança. De imediato a comunidade cristã imita o Mestre, manifestando compaixão pelos doentes, confortando-os e rezando por eles, como testemunha São Tiago na sua Carta: «Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com o óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o confortará, e, se tiver pecados, ser-lhe-ão perdoados» (5,14-15).
A Unção dos Enfermos é o sacramento da cura e da consolação, conferido àqueles que se encontram em perigo de vida devido à doença ou à velhice. Através deste sacramento, a Igreja acompanha os doentes com a oração, a imposição das mãos e a unção com óleo sagrado, pedindo a Deus a cura espiritual e, se for da Sua vontade, também a cura física. Este sacramento traz consolo, paz e coragem aos fiéis que enfrentam dificuldades na sua saúde.
Pode pedir o sacramento da cura quem estiver atingido por uma doença grave, mesmo várias vezes, e ser ungido na fronte e nas mão com o óleo dos enfermos, por um sacerdote.
Se conhece alguém que necessite da Unção dos Enfermos, ou se deseja receber o sacramento, convidamos a visitar a nossa secção de Contatos ou a entrar em contacto diretamente com o cartório paroquial.